Manifestações culturais

Arte Ceramista

Essa é uma arte local que destacou com o escultor Raimundo Nogueira de Faria, o Sica. É única pelo seu modo de produção e pela variedade de matérias-primas da região. Com a criação da Escola Municipal de Artes e Ofícios em 1985, renomeada em homenagem a Sica, e o Grupo de Produção de Cerâmica em 1999, outros escultores se juntaram ao movimento.

Hoje, a arte ceramista de Pará de Minas é reconhecida nacionalmente pela sua história, qualidade e singularidade, e foi oficialmente declarada Bem Imaterial pelo Município em 2010.

Banda de Música Lira Santa Cecília

Fundada em 1937 por Antônio de Almeida Assis como Banda Santo Antônio, a Banda de Música Lira Santa Cecília tem suas origens no início do século XX, inspirada pelas antigas bandas coloniais.

Em 1947 foi renomeada para homenagear a padroeira dos músicos. Em 1954, ganhou uma sede oficial com apoio municipal e, em 1960, já se apresentava em festas cívicas e religiosas em outras cidades.

Em 1996, foi criada a Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho, para renovar seus músicos. Hoje, a banda continua ativa em festividades civis e religiosas em Pará de Minas e na região, sendo reconhecida como Bem Imaterial pelo Município em 2010.

Coral Nossa Senhora da Piedade

Desde o século XIX, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade é um forte centro musical. Em 1950, o Padre José de Souza Nobre fundou o Coro Nossa Senhora da Piedade, que depois virou Coral Nossa Senhora da Piedade em 1952.

Os grupos estão sempre presentes em missas e eventos religiosos, gravaram LPs e compactos, além de participarem de eventos por todo o estado de Minas Gerais.

O Coral Nossa Senhora da Piedade foi reconhecido como Bem Imaterial pelo Município em 2010.

Corpus Christi

A celebração católica de Corpus Christi em Pará de Minas é uma tradição antiga que ganhou destaque no século XVIII.

Todo ano, milhares de fiéis participam desse evento especial, que acontece na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, logo após o Pentecostes. Pessoas de todas as paróquias se juntam para criar tapetes coloridos, fazer a procissão e celebrar as liturgias.

A procissão segue pelas ruas entre duas igrejas de uma das seis paróquias da cidade, com a participação de líderes religiosos, Ministros da Eucaristia e moradores locais. Essa celebração importante foi reconhecida como Bem Imaterial pelo Município em 2010.

Guardas de Congado

Os grupos de congo no Brasil têm raízes nos povos bantu do Congo, Angola e Moçambique. O Congado é uma expressão cultural e religiosa afro-brasileira que honra seus reis e rainhas africanos, além de santos como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e São Jorge.

Em Minas Gerais, o Congado existe desde o século XVIII, e em Pará de Minas, há registros desde 1902, com festividades organizadas por diversos padres ao longo dos anos. As festas, como a Festa do Congado, geralmente acontecem entre outubro e novembro, e atraem grupos de outras cidades.

Pará de Minas tem várias Guardas de Congo, todas reconhecidas como Bens Imateriais pelo Município em 2010.

Ofício das Biscoiteiras

O trabalho das biscoiteiras em Pará de Minas é um patrimônio intangível super importante, com raízes na história da região desde os tempos da mineração.

Elas fazem uma variedade enorme de biscoitos tradicionais, como escaldado, de farinha, de fécula, e outros mais, que por tornarem a gastronomia local tão forte foram reconhecidos como referência no século XX.

Esse ofício recebeu o reconhecimento como Bem Imaterial pelo Município em 2010.

Redes sociais

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 08h - 18h

Telefone:

(37) 3233-5600

E-mail:

contato@descubraparademinas.com.br

Localização

Rua Torquato de Almeida, 173 - Centro

Notícias e novidades da cidade

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por P&B Comunicação